terça-feira, maio 28

Secretaria de Segurança reúne Consegs para apresentar projeto de instalação de 100 câmeras Joinville

Segurança


Secretaria de Segurança reúne Consegs para apresentar projeto de instalação de 100 câmeras
Joinville
28/05/2013


A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) reuniu nesta terça-feira (28/5) presidentes de Conselhos de Segurança (Consegs) para apresentar a proposta de instalação de 100 câmeras de monitoramento em Joinville. Participaram do encontro, além das lideranças comunitárias, o prefeito Udo Döhler, o secretário municipal de Proteção Civil e Segurança Pública, Francisco José da Silva, o delegado regional da Polícia Civil, Dirceu da Silveira Júnior, e o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, tenente-coronel Adilson Micheli.

No encontro ficou definido que os Conselhos de Segurança de cada bairro irão encaminhar suas propostas de quantidade e de localização para as câmeras. “Estas propostas serão avaliadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Seprot. A definição levará em conta também outros aspectos, como taxa de criminalidade, densidade demográfica e localização que privilegie rotas de fuga ou acessos à cidade”, explicou Francisco José da Silva. O prazo definido para a entrega das propostas pela Associação dos Conselhos de Segurança (Aconseg) vai até o dia 8 de julho.

“Nosso compromisso é o de melhorar a segurança na cidade, mesmo sabendo que essa não é uma atribuição exclusiva do município”, afirmou o prefeito Udo Döhler. O prefeito fez questão de lembrar que a decisão de ouvir a comunidade é uma ação que vai fazer parte de todo o seu governo. “Não abrimos mão de ouvir a comunidade para ter a certeza de que estaremos colocando os equipamentos nos lugares onde são mais necessários”, destacou.

Para o delegado regional Dirceu da Silveira, a participação comunitária não é novidade. “Trabalhamos da mesma forma por ocasião da implantação das delegacias nos bairros e este é um modelo que deu certo”, avaliou. O sistema de monitoramento a ser realizado com a implantação das câmeras ainda será avaliado pela Polícia Militar. “Por enquanto temos o modelo centralizado de monitoramento, que precisa ser melhorado e ampliado, mas vamos avançar nesta questão”, explicou o tenente-coronel Adilson Micheli.

Mais câmeras e integração

A vigilância pública por câmeras ainda é tímida em Joinville. A cidade tem hoje os 40 equipamentos que foram instalados há 20 anos. “Estamos atrás de muitas cidades catarinenses neste quesito”, disse Francisco José da Silva, da Seprot. Ele avalia que estes primeiros 100 equipamentos levarão a um impacto positivo na cidade. “Mas nós não vamos nos acomodar. Queremos buscar pelo menos mais 100 câmeras para Joinville nos próximos meses”, projetou.

Além disso, por intermédio da Seprot, a Polícia Rodoviária Federal está disponibilizando os equipamentos instalados na BR 101, no trecho que atravessa a cidade, para um projeto de integração com a segurança municipal. “Também estamos trabalhando para dotar nossas escolas com tecnologia para que haja monitoramento em seus entornos, inibindo a presença de traficantes e marginais que tentam aliciar as crianças”, finalizou.





Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante para nós!
Abraços
Família Chugaboom CineTeatro
Programa
NÓS DE JOINVILLE
www.nosdejoinville.com.br