quinta-feira, outubro 6

De olho nas obras da rua Jacob

Passado uma gestão a do governo Carlito Merss(PT) (4 anos), com o fio de esperança pelo asfaltamento  esvaindo-se , porem com a obra de drenagem quase toda concluída  avançaram-se as esperanças para a nova administração de Udo Döhler (PMDB).

Como na política tudo anda a passos de tartaruga,   as mesmas pessoas que lutam pelo bem estar dos moradores, a Comissão de Moradores do Costa e Silva, recebeu a equipe do Jornal Ielusc News para que de notoriedade do problema  de décadas ali instalado.

Assista o Telejornal IELUSC News, veja matéria feita pelos acadêmicos sobre a situação da Rua Jacob no bairro Costa e Silva:



Após   a  Comissão de Moradores terem apelado para o responsável pela sub-prefeitura centro -norte , sr. João,  e essa matéria ter ido ao ar   ouve uma resposta,  e um  material foi depositado para melhorar a situação dos buracos na referida rua.
Veja:


Fotos James Klaus  dia: 28/04/2013-


O que era para ser uma melhoria, virou um INFERNO


Fotos: Zelania De Fatima De Abreu Rita


INFERNO EM POEIRA

Moradores do Loteamento Cattoni e principalmente da rua Pedro Álvaro Schmoeller e rua Jacob no Costa e Silva, estão desesperados com a poeira que estão respirando, a Jacob não é asfaltada mas a Pedro Schmoeller é. Depois que a prefeitura jogou um material para melhorar a rua Jacob o inferno em poeira começou. Crianças  e adultos estão doentes.

O mínimo que se espera é dignidade para viver onde se paga os impostos.
Vejam as fotos recentes
 15:30 14/05 - Assim é dia e noite desde o dia 07 de março 2013




Alguns trechos de pesquisas que mostram efeitos da poeira na saúde humana . Grupo de Química Ambiental-IQSC-USP.


Poluição do Ar

Definição: presença ou lançamento no ambiente atmosférico de substâncias em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, segurança e bem estar do homem, ou no pleno uso de suas propriedades.

- Efeitos gerais sobre o meio ambiente: danos à vegetação, deterioração da visibilidade e contaminação do solo. Diminui a intensidade de radiação do sol sobre a superfície terrestre.

- Efeitos gerais sobre a saúde: quanto menor o tamanho da partícula pior o efeito sobre a saúde. Depositam-se nas vias respiratórias e nos pulmões provocando distúrbios respiratórios (enfisema, bronquite, câncer de pulmão, silicose) deficiência em vitamina D.


Doenças provocadas pela Poluição Atmosférica

Aparelho respiratório: bronquite, enfisema, asma e o cancro pulmonar;
Plantas: atacam as folhas, estas caem, diminuem a fotossíntese, respiração e a transpiração à crescimento mais lentos, tornando-se menos resistentes ás doenças e aos parasitas;
Animais: contato com ao ar poluído como pela ingestão de vegetais mais ou menos envenenados.



veja:

Como poeiras finas denominam-se partículas de pó com um diâmetro inferior a 10 micrômetros (10 µm = 0.01 mm).

Se as partículas de pó são inferiores a 5 micrômetros de diâmetro, elas podem penetrar a membrana exterior dos pulmões. A maioria dessas partículas acumula-se então nos espaços disponíveis dentro dos pulmões. Desse modo prolonga-se o trajeto de difusão para o oxigênio, o que dificulta a respiração e provoca a falta de ar do paciente. A doença resultante chama-se de pneumoconiose, e é reconhecida geralmente como uma doença profissional típica dos mineradores.

O mesmo se pode dizer da doença denominada asbestose. No entanto, com a agravante de os filamentos ou microfibras de asbesto serem cancerígenos.

Farinha, pó da casa ou pólen podem provocar alergias.

Certas poeiras, quando distribuídas em grandes quantidades e constituídas de pós inflamáveis podem originar explosões por causa da sua grande superfície.

fonte: 

Não só os humanos estão sofrendo com a poeira nesta região, a flora e fauna também são afetados.
lembramos que esta é uma região de nascentes do rio Cachoeira e de observação de pássaros.


Moradores da rua Jacob, bairro Costa e Silva em Joinville-SC chamaram a equipe do Programa Nós de Joinville Web Tv- bloco Comunidade,  para reclamar da poeira que está levantando da rua após a Sub-prefeitura e o Seinfra terem colocado seixos (pedriscos) na rua para resolver os problemas de buracos daquela via. 
Veja o que fiz o  Secretário da Sub-prefeitura, Sr. João Luiz Sdrigotti,  sobre a situação e qual a solução para aquela rua.

Postado 15.05.2013



Para não dizer que só falamos da rua Jacob, pesquisamos no Livro História dos Bairros de Joinville, Fundação Cultural - Ano 1992, quais as principais ruas e as mais antigas do bairro Costa e Silva
Postado 06/10/2012

Principais ruas: Elza Meinert,  Guilherme,  Jacob, Inambu, Almirante Jaceguay, Benjamin Constant, Otto Pfuetzenreuter, Rui Barbosa, Vice-Prefeito Luiz Carlos Garcia, Marquês de Olinda;


Eis então aí uma das principais ruas do Costa e Silva: Jacob











A luta da Comissão de Moradores do Costa e Silva (COMCASA) está retratada neste blog, em especial a rua JACOB

Na quinta-feira (06), convocamos uma reunião com o Secretário da Regional Norte que abrange o Costa e Silva, senhor Pedro Campos, para cobrarmos a continuação da obra que, depois de muitos anos de espera, foi iniciada graças ao empenho da Comissão de Moradores e ao entendimento do Senhor Prefeito Carlito Merss.


Na quarta-feira (05) foi retomada a continuação da drenagem que dará sustentação para escoar as águas das nascentes da região.
Além de ser uma importante obra, esperada a mais de 30 anos, está sendo realizada dentro do plano diretor de drenagem urbana, pensando num futuro,onde teremos toda a infraestrura para saneamento básico e facilitando assim a pavimentação desta via.
A preservação e conservação de nossos manaciais fica evidente quando o poder público e a comunidade caminham juntos. 
Representantes das ruas Jacob e Pedro Schomoeller com o Secretário Pedro Campos e o gerente Andrei.

 Pedro Campos

No dia 05 outubro (quarta) o secretário foi cobrado por mais agilidade da obra e entrega dos tubos, que já foram inclusos no orçamento participativo (OP).

Pedro falou aos presentes sobre as manobras que tem feito com relação ao recebimento de tubos e o deslocamento de máquinas para as obras e, diante de todos, cobrou dos responsáveis a vinda dos tubos para a continuação da obra.
 Segundo ele, esses tubos já deveriam estar na obra, mas por algum motivo, foram deslocado para outra obra.

Segundo o secretário, a aproximação das campanhas políticas não teve influência na demora dos tubos.
"O problema é que as obras estão acontecendo em todo município, a demanda de tubos para o saneamento básico consome boa parte da produção, faltando em alguns períodos" ressalta Pedro.

De olho na obra e na chegada dos tubos

A equipe de reportagem do Nós de Joinville registrou a chegada dos tubos na Jacob

ÁS 17:50 do dia (6) chega a primeira carga, com 18 tubos.







Estaremos acompanhando a entrega dos tubos para este trecho e fiscalizando para que a obra possa ter prosseguir.


Tubos, agora, já tem. O que fica faltando é a união do resto dos acomodados moradores da rua Jacob, que parecem satisfeitos com a atual situação da via: Pó nos dias secos, lama nos dias de chuva, e buracos, muitos buracos...


Acorda povo!!!!










                                                       As matas ciliares


As matas ciliares são aquelas que ficam bem próximas às nascentes, córregos, rios e lagos protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos, evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água da chuva, que chega com maior facilidade ao lençol freático. Além disso, as matas ciliares ajudam a estabilizar a temperatura das águas e são ricas em variedade de plantas e animais silvestres, por isso as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente pelo código florestal e pelas legislações estaduais.

mata ciliar é uma formação vegetal que está associada aos cursos d'água, cuja ocorrência é favorecida pelas condições físicas locais, principalmente relacionadas a maior umidade do solo. Essas áreas são de fundamental importância no gerenciamento ambiental, pois, além de contribuirem para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos, funcionam como corredores úmidos entre as áreas agrícolas, favorecendo a proteção da vida silvestre local.


"Nós queremos preservar esse paraíso que está em nosso quintal e nada vai nos impedir de faze-lo."


Fotos: James Klaus e Keila Miers
Texto: Keilamiers e James Klaus