Saiu hoje 08.01.2013 no ndonline, matéria de Luciano Morais que diz respeito ao anúncio das três grandes obras para o trânsito de Joinville. http://ndonline.com.br/joinville/noticias/42497-governo-do-estado-anuncia-tres-grandes-obras-para-o-transito-de-joinville.html
Investimento previsto é de R$ 19,2 milhões. Recursos fazem parte de pacote de R$ 40 milhões do BNDES
Investimento previsto é de R$ 19,2 milhões. Recursos fazem parte de pacote de R$ 40 milhões do BNDES
A partir da segunda quinzena deste mês, Joinville deve ganhar três grandes obras do governo do Estado, um investimento de R$ 19,2 milhões. No dia 17, em cerimônia na Câmara de Vereadores, deverá ser assinada ordem de serviço para pavimentação das ruas Rui Barbosa, no valor de R$ 5 milhões; a elevação do leito da rua Minas Gerais, orçado em R$ 8,7 milhões; e o prolongamento da rua Max Colin (da Campos Salles até a BR-101), no valor de R$ 5,5 milhões. Os recursos fazem parte do pacote de R$ 40 milhões do BNDES - os vencedores das concorrências para obras foram homologados ontem. O prazo de execução é de 180 dias a contar da data da entrega da ordem de serviço.
O governo do Estado ainda negocia a ampliação do valor para obras com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Deste mesmo pacote faz parte o binário do Vila Nova, previsto para ser concluído em março. Ficaram para segunda etapa, que depende da revisão do financiamento com o BNDES, a pavimentação das ruas Tuiuti, no Aventureiro; Almirante Jaceguay, no bairro Costa e Silva; Albano Schmidt (no trecho entre o Hospital Regional até a curva do Nereu), no bairro Boa Vista; a duplicação da 15 de Novembro, que corta a cidade de Leste a Oeste, e o corredor de ônibus da rua 9 de Março, no Centro.
O secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, destacou que se tratam de obras que ajudarão a desafogar o trânsito de Joinville e reduzir os riscos com alagamentos, no caso específico da elevação do leito da Minas Gerais, no Morro do Meio. Com a pavimentação da Rui Barbosa, no bairro Costa e Silva, os motoristas terão mais uma alternativa para acesso ao distrito industrial e BR-101. Ainda na Zona Norte, a rua Max Colin será ligada com a BR-101. “Isto é fundamental para que o trânsito tenha acesso mais rápido até a BR-101. Terá um efeito direto e rápido. A obra é complexa, mas será de extrema importância para o futuro de Joinville”, comentou.
Promessa de fim dos alagamentos
Sobre o elevado da rua Minas Gerais, Cobalchini lembra que é uma antiga reivindicação dos moradores. “É uma questão de honra, pois sabemos das dificuldades dos moradores daquela região, que sofrem há anos com alagamentos provocados pelas cheias do rio Águas Vermelhas. Com a obra, isto via acabar”, comentou.
Ninguém mais que Eusi Casas Agra, 57 anos, aposentada, ficou feliz com a notícia da obra de elevação do leito da rua Minas Gerais. Ela perdeu as contas de quantos alagamentos já enfrentou nos últimos 30 anos. “São três décadas de espera, pois já estávamos cansados de tanto esperar por alguma ação. Pensei em até vender minha casa, mas agora, a esperança renasce com a assinatura da ordem de serviço”, comentou.
Eusi lembrou que, além do risco do alagamento da casa, não conseguia entrar ou retirar o carro da garagem. “É só alagar que ficamos isolados. É a melhor notícia dos últimos anos para os moradores da região”, comemorou.
Novo adiamento
A Secretaria de Infraestrutura transferiu a data de abertura das propostas de preço na licitação das obras de duplicação da avenida Santos Dumont. Prevista para ocorrer na sexta (4), o processo foi marcado pela comissão de licitações para o próximo dia 18 em função de recurso de uma das dez empresas classificadas que concorrem na licitação. A análise das propostas de preço é a etapa que define preliminarmente qual empresa será responsável pela execução do serviço. A obra está orçada em R$ 61 milhões.
Contorno de Garuva
Ainda no dia 17, o governador Raimundo Colombo e o secretário Cobalchini assinam a ordem de serviço para iniciar a obra do contorno de Garuva. O objetivo é viabilizar o acesso à BR-101 por intermédio de um elevado, retirando o tráfego pesado do centro da cidade. A obra vai beneficiar os motoristas que trafegam para Guaratuba (PR) e Itapoá.
O custo é de R$ 27,1 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o prazo de conclusão são 24 meses. Será construído um trecho de nove quilômetros (SC-417) entre a Estrada do Palmital e a BR-101.
Agenda de obra
Pavimentação da rua Rui Barbosa
Execução - Empo Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil
Valor – R$ 5,5 milhões
Extensão - 1,9 km
Prazo de execução - 180 dias a contar da entrega da ordem de serviço
Elevação do leito da rua Minas Gerais
Execução - Infrasul Infraestrutura e Empreendimentos Ltda.
Valor – R$ 8,7 milhões
Extensão 1,5 km
Prazo de execução - 180 dias a contar da entrega da ordem de serviço
Abertura da Max Colin (ligação com a BR-101)
Execução - Conpla Construções e Planejamento
Valor – R$ 5,5 milhões
Extensão – 1,7 km
Prazo de execução - 180 dias a contar da entrega da ordem de serviço
Fonte: Secretaria Estadual de Infraestrutura
Publicado em 08/01-10:15 por: Cláudio Costa.
Atualizado em 08/01-10:39
Opinião:
Para os moradores do Costa e Silva, região da Almirante Jaceguay, Loteamento Cattoni e Loteamento Parque Douat e até para a região do Vila Nova, via Almirante Jaceguay e estrada dos Suiços, resta lamentar, pois essa obra já foi prometida por governadores, deputados estaduais e até prefeito que ali estiveram usando como palanque político.
Já a pavimentação da Rua Rui Barbosa, só possibilitará mais acesso ao distrito industrial e a BR 101 se no final da rua, a famosa Rua do Lixo, for inclusa como entrada legal da BR 101 para a R. Rui Barbosa, o que até o momento a população desconhece, sendo ali uma entrada ilegal, inclusive oferecendo risco para os motoristas que querem entrar nesta via através da BR 101.
A alça de acesso oficial da BR 101 sentido Norte/Sul é na altura do Túnel da Almirante Jaceguay com a Estrada dos Suiços, que aliás só tem entrada para quem vem de Curitiba, para todos os moradores da região do Costa e Silva e região do distrito industrial que precisam entrar da BR 101 sentido Sul/Norte, os engenheiros esqueceram de fazer a marginal, forçando os motoristas entrarem pelo Posto de combustível IPÊ e pegando a antiga estrada de barro, da pista de motocross , esburacada e sem iluminação para chegar mais rápido ao seu destino.
Ou então viajar mais de 10 km até a alça do distrito industrial para voltar ao seu trabalho ou aos seus lares, ou ainda entrar bem antes através da Benjamin Constant e cortar o bairro para chegar com distância de mais de 10km tbém.
Desrespeito, incompetência e descaso!
Keilamiers