quarta-feira, outubro 19

Situação sobre as cinzas do vulcão que estão atingindo Joinville

Sr. James,

Conforme conversado por telefone, segue o aviso da ocorrências das Cinzas Vulcânicas que estão atingindo o Estado de Santa Catarina, assim como mais contatos da Defesa Civil Estadual e CIRAM para obtenção de maiores informações.

Ficamos a Disposição para eventuais esclarecimentos.

abraços

 


www.ciram.com.br
Fone - (048) 32398053




Cinzas vulcânicas chegam a Santa Catarina


18/10/2011 16:45h    

   

 

Foto 1: Imagem Satélite (VIS) - 18/10 às 16:45z  

O vulcão Puyehue, localizado em território chileno, que entrou em erupção no início de junho 2011, voltou a lançar material particulado (cinzas) afetando as condições de visibilidade e principalmente o tráfego aéreo em Santa Catarina nesta semana.
Nos dia 17 e neste 18 de outubro as imagens de satélite em canais de infra vermelho (IR), realçado e visível (sistema GOES), imagens de alta resolução (do sistema MODIS terra/água) evidenciam a trajetória da pluma (“fumaça”) com as partículas de cinza vulcânicas do vulcão Puyehue, passando pelas regiões central e litoral da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul (na segunda-feira dia 17/10) e hoje terça-feira já reduziu a visibilidade horizontal e vertical em boa parte de Santa Catarina (foto 1).
As cinzas foram trazidas pelo Jato Polar desde sua fonte de emissão e, com a estabilidade do ar em níveis inferiores, devido ao sistema de alta pressão que atua sobre a boa parte da Argentina, Uruguai e sul do Brasil a cinza vulcânica acaba fazendo parte da nevoa seca (com umidade relativa do ar entre 50 e 60%) que vem sendo observada em baixos níveis da atmosfera e próximo à superfície do Meio-Oeste ao Litoral catarinense. Normalmente a nevoa seca é formada por partículas de poeira em suspensão, quando o ar esta muito seco. 
No caso da nevoa seca que está sendo observada em Santa Catarina (foto 2), composta em boa parte pela cinza vulcânica, a visibilidade está reduziu para 4 km na horizontal e com teto baixo, permanecendo próximo a 3 mil pés (aproximadamente 900m) na vertical, condições estas que limitam a operação visual de aeronaves para pouso e decolagem em aeroportos catarinenses, principalmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Os vôos nestas condições são feitos com auxilio de instrumentos.
Um estimador de partículas (instrumento de medição) do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) confirma a presença das partículas de cinzas no sul do Brasil.
No litoral sul de Santa Catarina ocorreu precipitação no período da manhã e, posteriormente, moradores relatam ter observado uma fina cobertura esbranquiçada sobre os veículos (foto 3). Boa parte deste pó esbranquiçado pode sim ser composto por partículas provenientes do vulcão mas a proporção, nessa composição, pode ser determinada apenas por medições de laboratórios especializados.
Pelo menos até a próxima sexta-feira, ainda pode voltar a ser observada névoa seca por alguns momentos, sobre o estado catarinense.



Fonte: Marilene de Lima - Meteorologista / Mariana Liberato - Técnica em Meteorologia



Imprimir

Contatos Defesa Civil Estadual - Fone: (48) 4009 9816 | 3244 0600 - Fax: (48) 4009 9877

--
Milton Juares Farikoski
Defesa Civil de Joinville
Coordenador de Minimização
Tel: (47) 3433-3827 ou 199
Twitter: @miltonjuares
Blog Nudec: www.nudecjoinville.blogspot.com
Twitter Defesa Civil: @defesacivilJVLL

Convite reunião com Coronel VALLES do 8ºBPM

Boa Noite!



> Devido o grande número de ocorrêcias por assaltos a mão armada, furtos e
> roubos a pessoas, veículos, residências, estabelecimentos comerciais e
> empresariais da região industrial, as Associações de Moradores da
> localidade em conjunto, vem convidar a todos para participar de uma
> Palestra com o Coronel VALLES do 8ºBPM confome anexo.
>
> É de extrema importancia sua partcipação, haja vista ser tratado de vários
> assuntos ligado a segurança do bairro.

> Certo em contar com presença de Vossa Senhoria, desde ja agradecemos,
> Att,
> Lourenço M Foss joenk
> Presidente da AMPAD - Associação de Moradores Parque Douat
 
CONVITE






As Associações de Moradores dos Bairros Glória, Bom retiro, Costa e Silva e Santo Antônio, vem convidar a todos os moradores, comerciantes, empresários, representantes de entidades religiosas, das escolas, etc., para participar de uma palestra com o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel Eduardo Luiz do Valles.
          Sua presença será muito importante, pois nessa oportunidade discutiremos assuntos de interesse da comunidade como:
  • A Segurança Pública nos bairros de Joinville (Ocorrências x Ações da polícia);
  • Criação dos Conselhos de Segurança (CONSEG);
  • Construção de uma Companhia da Policia Militar no Bairro Costa e Silva.




DATA: 21/10/2011- Sexta-feira
HORAS: 20:00 horas.
LOCAL: Centro Comunitário Costa E Silva (Rua: Graúna nº 225, Bairro Costa e Silva).