Espaço da Saúde

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC 


EDITAL DE CONVOCAÇÃO



CCXXXVI 236ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE JOINVILLE/SC



Data : 27.01.2014 - segunda-feira

Início : 18:30 horas

Término : 20:30 horas

Local: AUDITÓRIO DA AMUNESC – Rua Max Colin, 1843 – América.




PAUTA


1-EXPEDIENTES:



1.1 Apresentação e aprovação da pauta do dia – 5';

1.2 Aprovação das atas das assembleias dos dias 14.10.13, 25.11.13 e 09.12.13 – 5’;

1.3 Comunicados e Informes da Secretaria-executiva – 15'.







2-ORDEM DO DIA:





2.1 – Discussão referente ao novo Fluxograma de demandas das comunidades e Conselhos Locais de Saúde - 30';





2.2 – Esclarecimentos referente a espera para atendimento ortopédico e para realização de exames de pacientes internados no Hospital Municipal São José- 30'

cms.joinville@gmail.com






CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

Cartilha do SUS
Clique no link e abra a cartilha se quiser salve em seu computador:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_integra_direitos_2006.pdf

Ouvidoria

Em SC Portal de Saúde o link é:
http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=28





Programa Farmácia Popular dá acesso gratuito a remédios
Joinville,

Pacientes que sofrem de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão e asma podem ter acesso gratuito a medicamentos diretamente em uma das 56 Unidades Básicas de Saúde de Joinville ou nas 77 drogarias cadastradas no Programa Farmácia Popular do Brasil. Nos postos de saúde, o paciente pode retirar os medicamentos mediante apresentação de receituário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para der acesso aos medicamentos pelo Programa Farmácia Popular é preciso comparecer ao estabelecimento credenciado portando CPF, receita médica válida e documento com foto. A receita deverá ser prescrita por um profissional médico e vale tanto para médico particular quanto para médico do SUS. Essas farmácias são identificadas pelo slogan "Aqui tem Farmácia Popular".

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2011 para ampliar o acesso aos medicamentos para doenças mais comuns. O programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e parceria com outras farmácias e drogarias da rede privada. Entre os medicamentos distribuídos gratuitamente estão os indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma (veja lista abaixo). Já outros medicamentos para tratamento do glaucoma, controle do colesterol, osteoporose, rinite, anticoncepcionais, colírios e doença de Parkinson podem ter até 90% de desconto.

A validade das receitas tem prazo estabelecido pelo programa Farmácia Popular do Brasil . Para anticoncepcionais, por exemplo, a receita tem validade de um ano. Para os demais medicamentos e fraldas geriátricas são 120 dias. Após esse prazo, o paciente deve apresentar uma nova receita médica para conseguir o medicamento em uma das farmácias credenciadas.

Veja as farmácias credenciadas ao Programa "Aqui tem Farmácia Popular" pelo link http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Jun/08/fpbrsc_sc.pdf e a lista de medicamentos pelo link http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_atual_fp1.pdf



Pais devem cuidar da saúde bucal das crianças

12/02/2013


O início do ano letivo é uma oportunidade de os pais aproveitarem para instruir seus filhos sobre o que pode ser consumido nos recreios e nos intervalos da escola. O cirurgião-dentista da Secretaria Municipal da Saúde, Allan Abuabara, alerta que os pais sempre devem reforçar às crianças que o consumo do alimento açucarado é um dos maiores vilões à saúde bucal. “Produtos como balas, pirulitos e chicletes devem ser evitados. Quanto maior a frequência, maior o risco de desenvolver a cárie dentária. Suco de caixinha é um exemplo de bebida que costuma ser bem popular, mas que oculta muito açúcar”, revela.

As escolas públicas municipais e estaduais garantem aos alunos as escovações supervisionadas rotineiramente pelos profissionais da Secretaria da Saúde, mas isso não isenta os pais ou responsáveis de acompanharem a escovação das crianças diariamente, até que elas compreendam o significado da ação e usem uma pequena quantidade de pasta de dente. “Geralmente, crianças muito novas não conseguem controlar corretamente a deglutição, isto é, elas podem engolir a pasta de dente. Os responsáveis precisam ficar atentos para que a pasta de dente não fique ao alcance dos pequenos para prevenir o risco de deglutição”, reforça Allan.

O dentista explica que a criança adquire o controle da deglutição por volta dos quatro aos seis anos de idade e é nesse período que as todas as escovações diárias devem ser feitas com creme dental fluoretado. “Antes dessa fase deve ser usado o creme dental sem flúor. A criança também deve ser incentivada a cuspir para adquirir este reflexo o mais cedo possível”.

Por fim, Allan lembra que as crianças devem carregar sempre nas mochilas uma escova e pasta de dente para utilizar, principalmente, após o lanche e merenda do recreio. “A escovação dentária aliada ao uso de cremes dentais fluoretados previne a cárie”. Segundo o cirurgião-dentista, a quantidade ideal de creme dental para uma criança em idade escolar de seis anos, por exemplo, é equivalente a um grão de ervilha.

As dúvidas sobre como proceder para cuidar melhor da saúde bucal da criança devem ser tiradas com o dentista. É indispensável que os pais ou responsáveis levem as crianças ao profissional, ao menos, uma vez por ano.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville) 



Orientações para o controle ao caramujo africano

Joinville, 
15/01/2013 




Com a chegada do verão e do período de chuvas, a Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, orienta moradores para o controle ao caramujo africano, uma praga que afeta plantações e pode transmitir doenças. Neste início de ano, a Vigilância Ambiental já recebeu denúncias de locais com a presença do caramujo e, segundo a gerente das unidades de vigilância em saúde, Jeane Vieira, a maior proliferação do molusco é comum nesta época. “Ele se desenvolve durante todo o ano, mas aparece mais no verão, devido às altas temperaturas”, explica.

O molusco costuma se desenvolver em locais como terrenos baldios, hortas, plantações e áreas em que existe entulho. Quando alguém encontra um caramujo africano em seu terreno deve recolher o animal, sempre protegendo as mãos com uma luva descartável ou um saco plástico. Deve colocá-lo em uma sacola ou recipiente e levá-lo até um posto de saúde ou uma secretaria regional.

Nestas unidades, existem tonéis próprios para o depósito dos caramujos, que posteriormente são recolhidos pela empresa de coleta de lixo do município. “Os moluscos são recolhidos nos postos de saúde e nas regionais, para serem encaminhados a um aterro, onde são triturados e depois jogados em uma vala séptica. Os moradores não devem depositar o caramujo no lixo caseiro, pois há risco de contaminação”, ressalta Jeane Vieira.

O caramujo-gigante-africano hospeda um verme que, se transmitido, pode causar angiostrongiliasemeningoencefálica, doença que paralisa o sistema nervoso central com extrema gravidade. O verme também pode se alojar nos olhos, causando desde distúrbios visuais até a cegueira, ou pode se alojar no intestino, causando o comprometimento dos órgãos abdominais. A contaminação acontece pela ingestão de alimentos que tiveram contato com o caramujo e foram mal lavados, ou pelo contato direto com o molusco.

A gerente Jeane Vieira destaca que é de responsabilidade dos moradores fazerem a coleta dos caramujos em terrenos particulares. Caso os moluscos estejam em um terreno baldio, o contato deve ser feito pelo número 156.

Importante:
- Ao coletar o molusco, o morador deve se certificar que se trata de um caramujo africano.
- Os moluscos devem ser coletados sempre com uma proteção nas mãos, como luvas descartáveis ou sacolas plásticas.
- Não se deve usar veneno, sal ou outras substâncias que podem contaminar o ambiente e não afetam o molusco.
- O excesso de plantas, mato e entulho no quintal serve de criadouro para o caramujo.
- Frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. Devem ser deixados ao menos 10 minutos de molho em solução sanitária ou hipoclorito de sódio (uma colher de chá para cada litro de água). Após, lavar bem antes de consumir.
Mais informações: 3433-0951 ou 3432-2337.



Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)









Joinville DENGUE
15/01/2013



Aumentou para cinco o número de focos de mosquitos da dengue identificados no município este ano. Mais dois focos foram encontrados no bairro Floresta, que já regista as demais ocorrências de larvas do Aedes aegypti encontradas no mês de janeiro. O Programa de Controle à Dengue, da Secretaria de Saúde, realiza um monitoramento nas residências da região para identificar possíveis novos focos e para evitar a contaminação de outros locais.

Dos cinco focos do mosquito identificados no bairro Floresta, dois deles estavam em armadilhas implantadas pelo Programa de Controle à Dengue e os outros três estavam em propriedades particulares. As larvas foram encontradas em um tonel para construção (entulho), dentro de um balde e em um pratinho para vaso de plantas, o que evidencia o cuidado que moradores devem ter com materiais ou objetos que ficam ao ar livre e podem acumular água. “Mesmo com o constante monitoramento e com o trabalho de conscientização do Programa de Controle à Dengue, ainda encontramos estes tipos de casos, por isso a população deve ficar atenta”, relata Jeane Vieira, gerente da Unidade de Vigilância em Saúde.

Para conseguir detectar o foco do Aedes aegypti são instaladas armadilhas e quando um foco é identificado a equipe do Programa de Controle à Dengue faz uma vistoria em todas as residências que ficam num raio de até 300 metros da armadilha principal. No total, 1.680 armadilhas estão espalhadas pelo município.

Durante o ano passado, 112 focos do mosquito foram encontrados na cidade. Orientações simples como não deixar água acumulada, manter recipientes e tonéis bem fechados e encher de areia a borda dos pratinhos de vasos de plantas contribuem para evitar a proliferação da larva do mosquito.



Cinco bairros de Joinville precisam reforçar cuidados com a dengue

Joinville, 09/11/2012




Joinville já acumula 95 focos de mosquito da dengue, conforme dados do Programa de Controle a Dengue. Aventureiro, Itinga, Santa Catarina, Distrito Industrial e Floresta são os locais que mais registraram os focos do mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue. Juntos, os cinco bairros citados somam 62 focos, um índice de alerta à população, que precisa redobrar os cuidados ainda mais já que se aproxima a estação do verão.


“A combinação de dias quentes e chuvosos, típicos do verão, é propícia para a proliferação do mosquito. Por isso, cada morador deve evitar o acúmulo de água parada”, alertou a coordenadora do Programa de Controle a Dengue do município, Barbara Nied. A coordenadora também destaca que toda a população do município deve fazer a sua parte devido à facilidade com que o mosquito se prolifera.


Encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas, manter bem tampados tonéis e barris d’água, não deixar a água da chuva acumular sobre a laje e cuidar para que pneus velhos estejam abrigados da água da chuva e estejam sempre secos são algumas das dicas para evitar que o mosquito da dengue deposite sua larva na água parada.


Bairros e números de focos


Aventureiro 15


Itinga 14


Santa Catarina 13


Distrito Industrial 10


Floresta 10


Itaum 06


Glória 05


São Marcos 05


Pirabeiraba 04


Bucarein 02


Anita Garibaldi 02


Boehmerwald 02


Rio Bonito 02


Bom Retiro 01


Costa e Silva 01


Jardim Sofia 01


Nova Brasília 01


Boa Vista 01


TOTAL: 95


Informações: Programa Municipal de Controle a Dengue/ Secretaria Municipal da Saúde


Telefone: (47) 3432- 2337


Assista o programa Comunidade fala em:












Conselho de Saúde de Joinville reafirma ser contra




Organizações Sociais

O Conselho Municipal de Saúde de Joinville (CMS) realizou ontem a noite, na sede da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), um seminário para debater a presença de Organizações Sociais na gestão da saúde pública. O modelo de gestão em parceria com O.S foi apresentado pelo consultor técnico das Secretarias de Saúde do Pernambuco, Pará, Mato Grosso e Santa Catarina, Wladimir Taborda.

Segundo o presidente do CMS, Valmor de Oliveira, a possibilidade de o Governo do Estado transferir a administração do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de Joinville para as mãos de uma OS, trouxe à tona a necessidade de a sociedade conhecer o funcionamento destas instituições e os prós e contras deste modelo de gestão na saúde pública. Além de capacitar os conselheiros, o seminário buscou reafirmar a posição contrária da entidade em relação a transferência das instituições públicas de saúde para instituições privadas.

“A posição do governo estadual fere as resoluções tanto do Conselho Municipal de Saúde de Joinville como do Conselho Estadual de Saúde que se posicionam contra as organizações sociais na saúde. Apoiamos uma gestão 100% SUS, sem privatização e com amplo controle social. Para que o governo faça esta mudança, por lei, ele deverá ter o consentimento dos conselhos”, defendeu o presidente do CMS de Joinville.

Participaram do encontro representantes de conselhos locais de saúde, conselheiros municipais, profissionais de saúde, além do Secretário Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira e a secretária municipal de saúde, Antonia Grigol, que coordenou os trabalhos da mesa.

Segundo Taborda, o modelo de gestão em parceria com organizações sociais já foi adotado em 14 Estados e 71 municípios brasileiros. “Trata-se de uma alternativa ao Sistema Único de Saúde que permite a redução da burocracia como na contratação de pessoal e nos processos de compra que não precisam ser por licitação. Reduz também a interferência política no dia a dia do hospital”, defendeu.

Já o consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Nelson Rodrigues dos Santos, defendeu que, antes de tudo, o SUS precisa fortalecer o controle e a participação social, encontrando soluções dentro da própria gestão pública. “O SUS é um patrimônio da sociedade brasileira”, disse.

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

É um órgão composto por representantes do governo, dos prestadores de serviço do SUS, profissionais de saúde e usuários (sociedade). Atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Tem caráter permanente e deliberativo.

Para que serve o Conselho Municipal de Saúde?

Além de representar a comunidade nas discussões sobre Saúde Pública e contribuir para que haja melhorias nos programas de saúde e no atendimento do usuário, o CMS serve para articular a participação dos vários segmentos da sociedade na política municipal de saúde.

Como posso participar do Conselho Municipal de Saúde?
As reuniões do CMS são abertas e realizadas na última segunda-feira de cada mês, no auditório da Amunesc, na rua Max Colin, 1843, no bairro América, das 18h30 às 20h30.
Você também pode participar das reuniões do Conselho Local de Saúde do seu posto de saúde. Participe, proponha mudanças, apoie e manifeste sua opinião.


 
Sobe para seis o número de focos do mosquito da dengue em Joinville, este 
ano. Os últimos dois casos positivos foram encontrados nesta segunda-feira 
(16/1). Os agentes do Programa de Controle a Dengue do município 
detectaram a presença da larva do mosquito Aedes Aegypti - transmissor da 
dengue - em uma armadilha instalada no setor de carga e descarga de uma 
empresa localizada no Distrito Industrial e, outra, dentro do galpão de 
uma transportadora, no bairro Glória.

Para o Programa Municipal de Controle à Dengue, o crescimento dos casos é 
esperado para esta época do ano, por isso a necessidade de a população 
redobrar os cuidados. "A combinação de dias quentes e chuvosos, típicos do 
verão, é propício para a proliferação do mosquito, por isso cada morador 
deve ter a atenção redobrada e evitar o acúmulo de água parada. É preciso 
que todos façam sua parte", alertou a coordenadora do programa, Bárbara 
Gabriela Nied.
No ano passado,  Joinville contabilizou 72 focos do mosquito Aedes 
Aegypti. Uma ligeira evolução se comparado a 2010 quando foram encontrados 
69 focos. Já em 2009, o Programa de Controle a Dengue registrou 43 casos.
Um dos locais mais propícios para o desenvolvimento do mosquito são pneus, 
principalmente os sem uso ou que estão em veículos que não circulam mais. 
Entretanto, os joinvilenses têm de estar alertas com a água parada em 
qualquer recipiente. Encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas e 
verificar se há água parada nas calhas são umas das ações que ajudam a 
evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

* Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas;
* Lave,  uma vez por semana, por dentro e com escovas e sabão, os tanques 
utilizados para armazenar água;
* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens 
usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
* Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água;
* Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada;
* Troque a água de plantas aquáticas uma vez por semana e lave o 
recipiente com sabão;
* Não jogue lixo em terrenos baldios e mantenha a lixeira bem fechada;
* Remova tudo que possa impedir a passagem de água pela calha;
*Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje;
* Entregue pneus velhos aos serviço de limpeza e ou guarde-os sem água e 
abrigados da chuva;
* Guarde garrafas de cabeça para baixo.
Informações:

Fonte:
Programa Municipal de Controle a Dengue/ Secretaria Municipal da Saúde

Telefone: 3432- 2337
Contato:
Indianara Jacomini
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal da Saúde de Joinville
(47) 3481.5120 / 8441.4774




Saúde vai receber investimentos de R$ 4,2 milhões em equipamentos
Joinville, 11/10/2011 09:20:01


Na próxima terça-feira (18/10), a Secretaria da Saúde dá início aos
pregões eletrônicos para a compra de equipamentos, móveis e eletrônicos
contemplados pela portaria 2198 do Ministério da Saúde. No total, serão
adquiridos 5 mil itens para o reequipamento de todas as 56 unidades de
saúde de Joinville - representando o maior investimento já realizado no
setor.



Oito ambulâncias e sete carros para uso administrativo também fazem parte
da lista de compras, financiada com recursos de R$ 4,2 milhões do
Ministério Saúde. "É o maior investimento já feito nas unidades de saúde.
Joinville foi uma das poucas cidades do Brasil a receber este montante do
Ministério da Saúde. Isso mostra que temos uma gestão pública que zela
pela eficiência e transparência no trato com o dinheiro público", disse o
secretário da saúde, Tarcísio Crocomo.



O calendário de pregões inicia no dia 18/10, com a compra de materiais
hospitalares; 19/10 para móveis; 20/10 para equipamentos hospitalares e
21/10, equipamentos odontológicos. O pregão para a aquisição de carros e
ambulâncias está marcado para o dia 25/10. O gerente financeiro da
Secretaria da Saúde, Vilson Meier,  observou que após a assinatura do
contrato, o prazo de entrega  pode variar de 30 a 90 dias dependendo de
cada licitação. "Devido ao grande número de itens, ainda estamos
finalizando os editais para a compra dos aparelhos de ar-condicionado e
equipamentos de informática", confirmou.



Entre os itens que constam na lista de compra do município estão 131
macas, 28 cadeiras odontológicas completas, 32 mesas ginecológicas, 365
computadores, 100 glicosimetros (para teste de glicose), além de 269
aparelhos de ar condicionado, 79 impressoras, 143 biombos e 419 cadeiras
estofadas (veja relação completa abaixo).



Lista de compras

Quantidade/Tipo de equipamentos



Setor: Odontologia33 Amalgamadores odontológicos

28 Cadeiras odontológicas completas (equipo/ sugador/ refletor)

15 Compressores odontológicos

21 Jatos de bicarbonato/ Ultra-Som

10 Ultra-som odontológicos



Setor: Enfermagem30 Ambus

27 Autoclaves horizontais (capacidade até 45 litros)

79 Balanças antropométricas

10 Braçadeiras para injeção25 Detectores fetais

96 Esfignomanômetros

69 Estetoscópios

100 Glicosimetros

79 Impressoras

131 Macas

32 Mesas ginecológicas

56 Nagatoscópio

26 Nebulizadores

35 Otoscópios

8 Oxímetros de pulsoEletrônico



45 Aparelhos de DVD

365 Computadores

10 Projetores multimídia (Datashow)

15 Televisores



Móveis17 Armários de madeira com porta

22 Armários de madeira sem porta

223 Armário vitrine

72 Arquivos de aço com quatro gavetas

117 Bancos / Longarinas

419 Cadeiras estofadas sem braço

10 Cadeiras estofadas com braços

8 Cadeiras aço pintada sem braços

4 Cadeiras estofadas mecânica sem braços

3 Cadeiras estofadas mecânica com braços

17 Cadeira estofadas a gás sem braços

7 Cadeira estofadas a gás com braços

109 Estantes123 Mesas auxiliares

144 Mesas de escritório21 Mesas de reunião redonda

13 Mesas para impressora35 Mesas para computadores



Geral53 Aquecedores de ambiente (Portátil)

269 Aparelhos de ar-condicionado275 Baldes

17 Bebedouros143 Biombos

18 Cadeiras de rodas175 Escadas com dois degraus

43 Mochos

28 Réguas antropométricas

45 Suportes de soro







Contato imprensa:



Indianara Jacomini

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal da Saúde de Joinville

(47) 3481.5120 - 8441.4774



Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)



Gif




Relatório de 2009/2010 com relação a reforma do posto de saúde do Costa e Silva e projeto arquitetônico para unidade de saúde da família no antigo lote que era pra ser da associação de moradores do Cattoni- Denominado USF Parque Douat



Relatório aponta melhorias na saúde

Reforma e ampliação de unidades de saúde, capacitação de médicos e enfermeiros, adoção de novos protocolos de atendimento e o fortalecimento de programas de saúde fizeram com que a saúde do joinvilense tivesse uma melhora significativa e pudesse subir alguns degraus no ranking dos indicadores de saúde da população no último ano.
De acordo com o Relatório de Gestão 2009-2010 da Secretaria Municipal da Saúde, apresentado nesta segunda-feira (28) ao Conselho Municipal de Saúde, as ações adotadas no último ano levaram a avanços positivos como a redução da taxa de mortalidade infantil, a eliminação da fila de espera de exames como raio-x e mamografia e o aumento de 62% na oferta dos exames considerados de alta complexidade como, por exemplo, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia.
Enquanto em 2009 foram realizados uma média de 609 exames de alta complexidade por mês, em 2010, a oferta subiu para uma média de 988. A secretaria conseguiu também reduzir a fila dos pacientes que esperam por um exame de ultrassonografia pelo SUS. Em apenas um ano, a fila passou dos quase 19 mil pacientes para 11.283, ou seja, mais de sete mil pacientes foram atendidos no período.
Houve também incremento no número de consultas médicas. Foram realizadas mais de 1,063 milhão de consultas em 2010, sendo que 420 mil foram de atendimentos de urgência e emergência, 266.509 consultas especializadas e 376.869, consultas médicas básicas.
Entre os indicadores de saúde monitorados pela secretaria, Joinville alcançou uma marca histórica com a queda significativa da mortalidade infantil nos últimos dois anos. Em 2008, a cidade contabilizava 10,1 mortes para cada mil nascidos vivos. Em 2009, chegou a 9,3 e, em 2010, caiu para 8,3. “Nossa meta é chegar a oito, mas já podemos comemorar. Estamos bem abaixo do índice nacional que é 19,9”, comemorou o secretário municipal de saúde, Tarcísio Crócomo.
Um justificativa para a redução de mortes de crianças até o primeiro ano de vida foi a implantação, em 2009, do programa “Bebê Precioso” onde profissionais de saúde acompanham, mesmo depois da alta hospitalar, toda criança que necessitou de cuidados intensivos em UTI após o nascimento e a maior oferta de exames pré-natal.
O programa de saúde do homem também conquistou avanços positivos em 2010 com a queda de internações por complicações da Diabetes, por exemplo. Joinville conseguiu ficar abaixo da meta de três internações a cada 10 mil habitantes. Em 2010, o resultado foi 1,4 internações. Uma explicação para a diminuição é o fortalecimento dos Programas de Hipertensão e Diabetes nas Unidades Básicas de Saúde que acompanham os pacientes que sofrem destas doenças. Desde 2010, 32.800 pessoas estão sendo acompanhadas pelo programa.
Entre as doenças infecciosas, Joinville também apresentou bons resultados no tratamento da tuberculose e, principalmente, da hanseníase que devido a baixa incidência de pacientes com a doença deu a Joinville o título de cidade “livre da hanseníase” pelo Ministério da Saúde. “É importante destacar que há anos não detectamos casos de crianças que tenham nascido com o vírus HIV. Isso porque o acompanhamento e tratamento da mãe soropositiva é feito desde os primeiros meses de gestação”, salientou Michele de Souza Andrade, gerente de planejamento, controle, avaliação e auditoria da Secretaria Municipal da Saúde.
Outro passo importante do atual governo foi a ampliação do programa Saúde da Família também beneficiou 24.650 moradores do bairro Jarivatuba onde foram implantadas outras três equipes do PSF. Com isso, ampliou-se a cobertura territorial do município de 34 para 37%.
Conseguimos avançar mesmo com a greve dos funcionários públicos enfrentada no ano passado, com o comprometimento dos recursos para o cumprimento de ações judiciais e os recursos previstos das demais esferas de governo que não foram executados no ano corrente”, observou Crócomo. Apenas de convênios da União, o município esperava receber mais de R$ 8,7 milhão no ano passado, mas apenas R$ 120 mil foram liberados pelo governo federal.
Segue lista das unidades que passaram por melhorias no ano de 2010:
CAPS III
PA 24 HORAS Leste
PA 24 HORAS Sul
Policlínica Boa Vista
SVO (Serviço de Verificação de Óbito Regional)
UBSF Adhemar Garcia
UBSF da Ilha
UBSF Roraima
UBSF Willy Schossland
Regional Aventureiro
Conclusão da obra do Aventureiro I, que recebeu uma nova denominação: Policlínica Aventureiro. Visando a sua adequação, foi elaborado o anteprojeto para ampliação da UBSF Aventureiro II. O projeto arquitetônico para a nova Unidade Aventureiro III, contemplado na Portaria MS 2226, foi concluído.
Regional Centro
Aprovação de construção de unidades de saúde no Morro do Meio e no bairro São Marcos. Os recursos são do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). No total serão R$ 226 mil para cada unidade. A Unidade São Marcos foi contemplada ainda com recurso do Orçamento Participativo para 2011, no valor de R$ 130 mil.
Regional Comasa
Mudança física para novos prédios das Unidades da Ilha e Roraima e a elaboração de anteprojeto para ampliação e reforma da Unidade Comasa, que foi contemplada com recursos do Orçamento Participativo 2011, com R$ 105 mil. A Unidade Comasa recebeu investimento, em parceria com a Secretaria Regional, para a criação de um espaço para a coleta descentralizada do Laboratório Municipal.
Regional Costa e Silva
Elaboração de anteprojeto para a ampliação e reforma das Unidade Bom Retiro e Costa e Silva, contemplados com recursos do Orçamento Participativo 2011 nos valores de R$ 100 mil e R$ 130 mil, respectivamente. O projeto arquitetônico para a nova Unidade Parque Douat, contemplado na Portaria MS 2226, foi concluído.
Regional Fátima
Conclusão da obra da nova Unidade de Saúde do Adhemar Garcia e a aprovação para construção da nova Unidade Ulisses Guimarães, com recursos do PAC 2, no valor de R$ 400 mil. Elaboração de anteprojeto para a mudança da Unidade Itaum e adequação da Unidade Edla Jordan.
Regional Floresta
Elaboração de anteprojeto para a adequação na sede antiga do Floresta, visando a implantação de novas equipes de saúde da família; a implantação de novo posto para a coleta descentralizada do Laboratório Municipal, na Policlínica. Executado calçamento para acesso aos idosos e cadeirantes na nova Sede da Regional Floresta.
Regional Jarivatuba
Implantação de três novas equipes de saúde da família na Unidade Jarivatuba. Elaborado anteprojeto para a ampliação e reforma da Unidade Jarivatuba, contemplada com recursos do Orçamento Participativo 2011 no valor de R$ 200 mil.
Regional Pirabeiraba
Aprovada a construção de nova unidade para a região do Rio da Prata, através do PAC 2, no valor de RS 200 mil.
Regional Vila Nova
Aprovação para construção da nova Unidade Vila Nova II, com recursos do PAC 2 , no valor de R$ 226 mil. Elaboração de anteprojeto de ampliação e reforma das Unidades Glória e Vila Nova (sede), contempladas no Orçamento Participativo nos valores de R$ 100 mil e RS 130 mil, respectivamente. O projeto arquitetônico para a nova Unidade Vila Nova I, contemplado na Portaria MS 2226, foi concluído.
Fonte: 

***************************************************************************************
É Bom Saber
***************************************************************************************

Mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde Gestão 2011-2013

  • Presidente: Valmor João Machado - representante do segmento usuário
  • Vice-Presidente: Lenir Corso Krutul - representante do segmento dos profissionais de saúde
  • Secretária Geral: Michele de Souza Andrade - representante do segmento governo
  • Conselheiros Municipais de Saúde - Gestão 2011-2013

  • Titular-  CONSELHO LOCAL DE SAÚDE  COSTA E SILVA: 
  • Lourenço Foss Joenk
  • Suplente-  BOM RETIRO – Nilton Gregório Meurer
  • Secretaria Executiva

    Rua Araranguá 397 - Térreo - América - CEP.: 89204-310 - Joinville - SC 
    Fone/fax: (47) 3481-5181
    E-mail: cms.joinville@gmail.com

RESULTADO
EXAMES LABORATORIAIS

Icone Exames LaboratoriaisPacientes

Médicos
Icone enquete

PARTICIPE
ENQUETE

O que você achou do novo site da secretaria?

Excelente - 43.4%
Bom - 32.1%
Regular - 7.5%
Ruim - 17%

Total de votos: 106
A votação para esta enquete foi encerrada ativa: 30 Abr 2011 - 00:00

SECRETÁRIO DA SAÚDE
Tarcísio Crócomo

Palavra do Secretário
DosVox

DOSVOX

Clique aqui