quarta-feira, abril 11

Fundema realiza reunião no Costa e Silva para debater a destinação de resíduos sólidos




Mesmo diante de um pequeno número de participantes, cerca de 30 pessoas, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) promoveu o último de uma série de dez debates realizados em Joinville





O baixo quórum se deu, segundo alguns participantes, pela divulgação inadequada do evento.



A consulta, na verdade, não chegou a ser um debate, como se esperava. Foi uma explanação quase unilateral sobre o assunto.



A comunidade questionou algumas ações da Fundema, tanto na coleta de material reciclável quanto da destinação dada ao material não reciclável. O cheiro exalado pelo aterro sanitário que se espalha no Costa e Silva também foi citado.


                                              Para os presentes, um coquetel foi oferecido.



A gerente de desenvolvimento e gestão da Fundema, Stella Wanis, fala ao microfone sobre as políticas de gerenciamento de resíduos sólidos.






Membros da Comcasa e da Associação de Moradores do Parque Douat participaram do encontro.




Os moradores também já pediram mais projetos de conscientização. O plano municipal é uma exigência do governo federal. Até o dia 2 de agosto, todos os municípios precisam apresentar o documento para continuar recebendo dinheiro para a área de saneamento.  






Dados técnicos foram apresentados e revelaram o perfil da cultura em relação à reciclagem. Um fato curioso foi de que na análise do material -por amostragem- não foram encontradas pilhas e baterias. Sinal de que o povo está fazendo sua parte.



                                      Os "catadores" também foram assunto corrente na reunião.




Após a explanação da gerente da Fundema, os participantes formaram grupos para debate e preencheram um questionário. Sugestões, dúvidas e questionamentos puderam ser externados.



O ex-secretário da Regional Costa e Silva Pedro Campos opina sobre a divulgação da reunião e das políticas adotadas.


               O cumprimento da lei em relação ao descarte de materiais sólidos também foi assunto.




Sacolas retornáveis foram distribuídas aos participantes.


Fotos: Keila Kaiser

Texto: James Klaus

Regional do Costa e Silva tem novo Secretário



Prestação de contas da gestão Pedro Campos frente à Secretaria Regional  dos bairros Glória, América, Costa e Silva, Santo Antônio e Distrito Industrial entre o período 2009 à 2012 aconteceu na noite de terça-feira (03 de abril) na sala de reunião da Regional no Costa e Silva




              Pedro Campos apresenta  registros fotográficos de obras realizadas ou em execução


Entre os convidados, lideranças comunitárias da Comcasa, Associação de Moradores do JK, Associação de Moradores do Parque Douat, Associação de Moradores do Rui Barbosa e Associação de Moradores do Resplendor.


            A reunião contou com cerca de 30 moradores da comunidade de abrangência da regional



No relatório, Pedro relaciona as 18 ruas pavimentadas durante sua gestão e cita as vias cujo projeto estão encaminhados. Dentre elas, a rua Jacob.



                              Mesmo durante o coquetel, a conversa continuou com os presentes.




                  A maioria das dúvidas eram sobre a continuação do trabalho realizado até então.




Após agradecer à atenção e interação da comunidade, Pedro se despede do cargo e apresenta seu sucessor.




Trajando a camisa de seu clube favorito, Andrei Ricardo Soares assume oficialmente o cargo de Secretário e é cercado por lideranças da comunidade, como Cleia Gisolle (JK) e Lourenço Joenk (Pque. Douat).




Pedro Campos (PT) transmitiu o cargo para Andrei e agora disputa uma cadeira na Câmara de Vereadores





A marca registrada de Pedro durante a gestão foi o diálogo aberto mantido com a comunidade. O novo Secretário, Andrei, garante que seguirá a mesma linha de trabalho traçada por Campos.



Na prática:

A secretaria sempre atuou de forma solícita junta às demais instituições do bairro, como escolas municipais e até estaduais.Durante o episódio das cheias, deslizamentos e outros fenômenos naturais ocorridos, o papel da regional foi fundamental. A remoção de material terreno, entulhos e árvores foi realizada com afinco e dedicação nos momentos cruciais, onde a decisão do Secretário era vital. 

Na área cultural, parcerias possibilitaram a realização de diversos eventos, como a Rua do Lazer, criação e manutenção de áreas de lazer, o Natal dos Sonhos, a Tarde Cultural e muitos outros projetos culturais que foram apoiados pela secretaria. 

No setor ambiental, mais uma vez a causa foi abraçada. A limpeza de rios e drenos são obrigação de cada regional, mas parcerias  importantes tornaram possível ações como a limpeza das nascentes do rio Cachoeira, iniciativa da comunidade do Parque Douat, onde máquinas e caminhões para a remoção de toneladas de lixo foram cedidas pela secretaria. Noutra ocasião, caçambas de coleta foram deixadas à disposição dos moradores sempre que solicitadas, como na ação de limpeza deflagrada pela Comcasa no Loteamento Catoni e adjacências.

Na saúde e no lazer as parcerias foram muitas. Obras como o calçadão e a praça no Jardim Resplendor, Academias da Melhor Idade são apenas alguns exemplos. Os projetos na área da educação, onde Ceis estão projetados para o Costa e Silva e a reforma/ ampliação de escolas são uma realidade.

É claro que Pedro Campos gostaria de ter realizado muito mais do que fez. Para isso, outros setores da máquina pública precisariam ser mais colaborativos. Disputas políticas no cenário pré- eleitoral? Sem dúvidas. Em qualquer governo a maioria das ações visa um retorno futuro dos eleitores nas urnas. A demagogia, compra de votos e falsas promessas devem ser combatidas pelo eleitor. A consciência e o discernimento devem pesar no momento da escolha de nossos representantes, seja no âmbito das Associações de Moradores, no legislativo ou no executivo municipal.

Estamos em plena campanha eleitoral -embora velada e não oficial- e é nosso papel de cidadãos observar a vida pregressa dos candidatos. Cabe ao povo fazer a escolha, a releição ou substituição dos políticos que aí estão. É nossa obrigação observar, fiscalizar e cobrar destes escolhidos a destinação que é dada ao nosso dinheiro. Não existe uma fórmula secreta para criar bons políticos, mas se escolhermos àqueles que demonstram competência no exercício de suas atribuições, já será um bom começo.


ACORDA POVO!!!



Fotos e reportagem: Keila Kaiser
Texto: James Klaus