sexta-feira, agosto 8

Unidade Básica de Saúde da Família Parque Douat, quase pronta.



12/11/14


Olha aí mais uma conquista da comunidade do Cattoni e do Douat. Comunidade que luta unida e com seriedade tem êxito. São mais de 2 anos de atraso mas valeu a pena, o local está bonito e útil. Parabéns.


Serão inauguradas até o fim do ano mais três unidades de saúde!


Os bairros beneficiados nesta primeira etapa de inaugurações são os da região de Pirabeiraba, que recebe uma policlínica; do Costa e Silva, onde será entregue a uma nova Unidade Básica de Saúde da Família; e do Paranaguamirim, que vai contar com uma nova UBSF no loteamento Estêvão de Matos.

No site da prefeitura tem a seguinte informação que v. pode acompanhar abaixo no link:
No bairro Costa e Silva, uma das obras mais esperadas pelos moradores chega ao final. A Unidade Básica de Saúde da Família será inaugurada neste mês de novembro. No local, serão atendidas 12 mil pessoas que residem na região. A obra teve custo total de R$ 647.768,12 numa parceria entre Joinville e o Governo Federal.

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Despejo de lixo leva Fundema a fechar via. A rua d...

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Despejo de lixo leva Fundema a fechar via. A rua d...

Despejo de lixo leva Fundema a fechar via. A rua do Lixo, final da Rua Rui Barbosa, bairro Costa e Silva em Joinville.

Comunidade do Costa e Silva abraça uma das nascentes do rio Cachoeira.

Foto: Keila Miers (2010)


Fundema interdita o final da rua Rui Barbosa

Uma ótima notícia para a comunidade do Costa e Silva que lutou durantes anos pelo fechamento do final da Rua Rui Barbosa, local onde lixo era despejado irregularmente.

Parabéns Fundema!
A Natureza agradece!

-Continuamos na fiscalização para que as ações sejam concretizadas.

Segue material de imprensa recebido hoje:


"Joinville,

8/8/2014 15:39:27







Para evitar o despejo de lixo em área de preservação ambiental no trecho final da rua Rui Barbosa, no bairro Costa e Silva, a Fundação do Meio Ambiente de Joinville (Fundema) adotou uma solução radical: fechou a rua.



A providência foi tomada na sexta-feira (8) como forma de evitar que caminhões, caçambeiros e até moradores próximos continuem a usar o local para descarregar material de construção, móveis e outros rejeitos, inclusive lixo doméstico. Trata-se,segundo a diretora executiva da Fundema, Maria Raquel Migliorini, de uma Área de Preservação Permanente (APP), onde está a nascente do rio Cachoeira.



Segundo ela, o fechamento daquele trecho final da rua Rui Barbosa, próximo à BR-101, ocorre depois de várias tentativas de controlar a descarga de lixo. “Não tem adiantado limpar. Depois de retirar grande quantidade de lixo, em uma semana tudo volta a se repetir”, afirmou.



Como não há moradores no local, o fechamento não irá prejudicar pessoas, mas apenas impedir a entrada dos caminhões. Num primeiro momento, o fechamento é feito com madeira e tela, para permitir a limpeza. Também foram colocadas placas de advertência. Assim que for retirado todo o lixo, a rua será fechada com tubos de concreto.



A Fundação do Meio Ambiente recomenda aos moradores que ajudem na fiscalização e denunciem por meio do serviço de Ouvidoria pelo telefone 156 ou pelo site www.ouvidoria.joinvillesc.gov.br. Sendo possível, as denúncias devem identificar com foto o veículo, placa e nome de empresa no ato do despejo.



Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville

E-mail: baggio@joinville.sc.gov.br"







NOTA - Nossa equipe de jornalismo esteve no local às 17hs de hoje (08 de agosto) para conferir. Coforme informativo da prefeitura, apenas as placas de interdição foram instaladas no local.  Recebemos o comunicado da prefeitura às 15:39:27 do dia 08 de agosto.

Constatamos o seguinte:



Final da rua Rui Babosa no Costa e Silva
 Trecho antes da interdição com muito lixo às margens

 Ainda antes da interdição, em uma das nascentes do Cachoeira

 Placa indica o início da interdição



 Ponto divisório, até aqui há residências, seguindo em frente temos o trecho mais crítico em termos de poluição.
A placa indicativa de trânsito interrompido s 100 metros - ultimo retorno.


 Nesta altura começa a interdição, mas ainda não há obstáculos (madeiras e telas interditando).



 Aqui, uma das nascentes do rio Cachoeira existentes na área

 Muito bem sinalizado com as placas de aviso 

                       O desrespeito não pode continuar, todo tipo de lixo é depositado neste local



Veja abaixo como está a situação (atualizada 08.08.14).










 Ainda é possível passar pelo local e acessar a BR-101 pela saída irregular, segundo informações da Auto Pista Litoral Sul.



 Chegando ao final da rua, o acesso à BR 101


 Acesso irregular à BR 101, final da rua Rui Barbosa



                                       

                                                O que diz a placa voltada para BR 101:

Esta via está fechada para tráfego de veículos.

A área é de preservação permanente.

É proibido despejar materiais neste local.

Aqui estão localizados as nascentes do rio Cachoeira.

Sujeito às multas e sanções previstas na legislação.

Jogue limpo com a cidade

DENUNCIE: 156
Na semana do meio ambiente deste ano(2014), lembramos  do compromisso que o prefeito de Joinville assumiu com a comunidade, conforme o registro em vídeo:
(Data da gravação: 08/11/2013)



Prefeito visita a rua do lixo, final da rua rui Barbosa, na nasceste do rio Cachoeira, onde ocorrem constantes crimes ambientais. A comunidade pede o fechamento do final desta rua há anos e, segundo o prefeito Udo Döhler, alguns comerciantes pedem insistentemente que não seja fechado essa rua, pois a utilizam como acesso à BR-101.



Segundo a Auto Pista Litoral Sul, essa saída para BR- 101 além de irregular é perigosa e põe em risco a vida dos motoristas usuários da via.



A população pede que seja fechado com urgência esse trecho da rua pois não aguentam mais conviver com o abandono de animais, de carros roubados e lixo de toda espécie agredindo o meio ambiente e as nascentes do rio Cachoeira.

Confira a entrevista:







Nós do programa Comunitário Nós de Joinville web TV, as associações de moradores do Parque Douat e do Loteamento Cattoni junto com a COMCASA(Comissão de Moradores do Costa e Silva) estamos de olho nas ações para resolução do problema que se arrasta por vários anos; esperamos que não seja um fogo de palha, uma medida de cunho político e que depois do frigir dos ovos, as placas sejam derrubadas, a rua não seja interditada e o esperado Parque das Nascentes vire o Parque dos Mortos.



Fotos e texto : Keilamiers e James Klaus

www.nosdejoinville.com.br