sexta-feira, abril 20

Nossa Pauta: Construção da unidade de saúde no Costa e Silva: Fim da novela?

Nossa Pauta: Construção da unidade de saúde no Costa e Silva: Fim da novela?

Unidade de saúde da família


Construção da unidade de saúde no Costa e Silva: Fim da novela?



Após muita cobrança por parte da comunidade, a Secretaria Municipal de Saúde finalmente autorizou a abertura do edital de licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde Parque Douat.





 A área fica na antiga quadra de areia, na esquina das ruas Inambu e Jacob, no loteamento Catoni. Lançado dia 13 de abril de 2012, o edital prevê a obra orçada em R$ 651 mil.



 A escolha do local da obra no Costa e Silva foi através de consulta popular. A reunião aconteceu em 2010 e contou com poucos participantes, mesmo com uma comunidade -hiperlocal- de três mil habitantes.





Na época, uma enquete foi realizada junto à comunidade, onde a maioria mostrou-se satisfeita com a decisão, mesmo não tendo participado da escolha. A alegação é de que um posto de saúde é mais interessante para a comunidade do que a utilização dada ao terreno na ocasião. É que ao lado da quadra de areia havia um galpão, onde segundo moradores das adjacências, servia de abrigo para ações ilícitas, como consumo de drogas e prostituição.

O galpão foi demolido a pedido da comunidade, pois apresentava sinais de cair a qualquer momento. A secretaria regional realizou a demolição, trazendo alívio para quem mora nas cercanias ou precisa passar próximo à área.

Restos de construção estão espalhados no terreno de propriedade da Secretaria de Saúde de Joinville. Ao fundo, na rua Jacob, a "boate" Galo de Ouro, que será vizinha do posto de saúde.



                                           Vista da área a partir da Jacob.



Cabe agora à comunidade fiscalizar as obras, para que os prazos sejam respeitados e a qualidade esteja nos conformes, afinal, é o seu dinheiro que está sendo aplicado nessa obra.







Confira, fiscalize! Caso desconfie da qualidade da obra, denuncie no conselho local de saúde do seu bairro.

Localização das novas unidades de saúde

Unidade de Saúde Aventureiro – Rua Santa Luzia esquina com rua Lidia Rodrigues Teixeira

Unidade de Saúde Parque Douat – Rua Inambú esquina com rua Jacob

Unidade de Saúde Vila Nova – Rua Arthur Hille esquina com rua Alberto Vinci


Texto e fotos: James Klaus