segunda-feira, maio 14

Joinville contemplado com seis CEIS no Programa Brasil Carinhoso




O município de Joinville foi contemplado com a liberação de recursos para a construção de seis novos Centros de Educação Infantil (CEIs). A iniciativa faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira, 14, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e da Saúde, Alexandre Padilha.
O prefeito Carlito Merss participou da cerimônia e assinou termos de compromisso com o Ministério da Educação, que construirá 1.512 unidades de creches e pré-escolas em todas as 27 unidades da Federação. De Santa Catarina, Joinville foi o município contemplado com o maior número de unidades (seis), seguido de Palhoça (quatro) e São José (três).
 Essas medidas integram programa do governo federal, lançado em 2007, que presta assistência financeira suplementar ao Distrito Federal e aos municípios que assinaram o termo de adesão ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). O objetivo é expandir o número de creches e pré-escolas no país. Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades de educação infantil.

Na execução do programa, o governo federal libera os recursos de forma progressiva — 30% no momento da licitação, mais 50% no início da obra. Quando 80% das obras estão concluídas, são destinadas verbas para a aquisição do mobiliário escolar. À prefeitura cabe oferecer o terreno. Para uma escola que atenda 240 crianças, o terreno deve ter dimensão mínima de 40 por 70 metros quadrados; para atender 120 crianças, as medidas devem ser de 45 por 35 metros quadrados. A transferência de recursos para a execução de projeto aprovado no âmbito do PAC 2 ocorre por meio de termo de compromisso assinado pelos prefeitos.


Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville) 

Enviado automaticamente pelo sistema Gerenciador de Notícias do Governo de Joinville

Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina