sexta-feira, setembro 21

Pelo 12º ano consecutivo, Joinville participará do Dia Mundial Sem Carro.

Joinville participa do Dia Mundial Sem Carro neste sábado (22/9)
Joinville, 
21/09/2012 

Pelo 12º ano consecutivo, Joinville participará do Dia Mundial Sem Carro. Será neste sábado, dia 22, quando várias ruas na região central estarão fechadas para o trânsito de automóveis desde as 6 horas da manhã até as 20 horas.

Em todo o período, a prioridade será para ônibus e bicicletas. Serão fechadas as ruas Nove de Março (entre as ruas João Colin e Rio Branco), São Francisco, São Joaquim, Comandante Eugênio Lepper, Engenheiro Niemeyer (entre ruas São Francisco e do Príncipe), rua do Príncipe (entre as ruas 15 de Novembro e Jacov Richlin), rua Rio Branco (entre ruas Três de Maio e Jerônimo Coelho), rua Jerônimo Coelho (entre as ruas Rio Branco e do Príncipe) e travessa Norberto Bachmann.

A proposta do Dia Mundial Sem Carro é incentivar as pessoas a, pelo menos um dia da semana, ir ao trabalho, à escola, às compras a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo. "A maioria das pessoas é muito dependente do carro e não utiliza meios de transporte sustentáveis", explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante.

Além do Ippuj, estão participando da organização do evento o Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville), Fundação Cultural, Fundação Turística, Fundação do Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município, Gabinete do Prefeito, Secretarias da Comunicação, Saúde, Educação, Infraestrutura, CDL, Polícia Militar, Escoteiros, empresas de ônibus e Movimento Pedala Joinville.

O Dia Mundial Sem Carro foi celebrado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. No Brasil, a ação começou em 2001, com a participação de 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); São Luís (MA) e Joinville (SC).

Em Joinville, no ano passado, quando o Dia Mundial sem Carro caiu em uma quinta-feira, contagem de tráfego nos principais eixos em direção à região central indicou uma redução de 30 mil veículos, cerca de 10% da frota.

O presidente do Ippuj disse que o evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. "O movimento não é contra o carro, mas defende o uso racional desse veículo. A ideia é fazer com que as pessoas experimentem formas sustentáveis de mobilidade e possam conhecer e vivenciar a cidade onde vivem de outra maneira", enfatizou Vladimir Constante.

Durante todo o dia do evento haverá, na região central, atrações educativas e culturais como música, dança, educação ambiental e para o trânsito. No balanço do ano passado, o Dia Mundial Sem Carro reuniu em Joinville cerca de mil ciclistas no Pedalaço.

Neste ano, a Prefeitura irá repetir a experiência do corredor exclusivo de ônibus na rua Nove de Março, desde o terminal até a rua Henrique Meyer. No ano passado ficou constatado que os coletivos gastaram apenas um minutos para percorrer esse trecho (Terminal até a rua Henrique Meyer), em vez dos 15 minutos que hoje levam para fazer o mesmo percurso por ruas adjacentes.


Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)  

Mutirão de Limpeza da Nascente e Partilha Cultural



ACONTECE EM JOINVILLE



Nossa equipe de WEB TV recebeu o convite para participar de mais um mutirão neste local.
Estaremos lá com certeza, mas deixamos aqui nosso protesto contra todos aqueles que até hoje não mexeram uma palha para que a situação da Rua do Lixo(Rui Barbosa) onde se localiza as nascentes do rio cachoeira, tenha definidamente uma solução.

Essa situação está ficando insuportável e tem servido de palco para muitos se autopromoverem com essa situação, prometendo que vão fazer alguma coisa, que vão fiscalizar .

Até agora só ação de limpeza não tem trazido a solução, é como enxugar gelo, as pessoas se reúnem para limpar, e outro dia o espírito de porco vai lá e suja!

Como disse outro dia um amigo da natureza, observador de pássaros da mata Atlântica (Edson Dressel-Coama Joinville) nestas nascentes não tem somente pássaros, tem porco tbém.

Veja uma das primeiras ações que tivemos a oportunidade de participar:

Em 23.03. 2009
SOS NASCENTE, Ação realizada por moradores do bairro Costa e Silva em Joinville SC, que resultou no fechamento de uma rua histórica, para evitar o lançamento de lixo nas nascentes do rio Cachoeira, um dos rios mais importantes da maior cidade do estado.

09.06.2009
Rua do lixo 2 apresenta a ação comunitária ambiental realizada no dia 06 de junho em comemoração ao dia mundial do Meio ambiente.O local da ação é o mesmo da Rua do Lixo , rua Rui Barbosa no Bairro costa e Silva e m Joinville SC- O descaso de muitos cidadãos que vem de longe depositar lixo nas nascentes do Rio Cachoeira que em sua extensão já está morto e se ninguém mudar a situação na nascente, já nascerá morto.

O que mais deixa indignado é que as cenas se repetem por muitos anos, o lixo é jogado lá por empresas, pessoas particulares de outras regiões e até por foras da lei...
ACORDA POVO!



NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE

Sábado dia 22.9. Partilha Cultural na Casa Iririú em Joinville

NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE: Nossa equipe de WEB TV recebeu o convite para participar de mais um mutirão neste local. Estaremos lá com cer...

quarta-feira, setembro 19

NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE

Mutirão de limpeza na rua do Lixo(rua Rui Barbosa Costa e Silva-Joinville SC) Uma das nascentes do Rio Cachoeira, saiba quando!

NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE: Nossa equipe de WEB TV recebeu o convite para participar de mais um mutirão neste local. Estaremos lá com certeza, mas deixamos aqui nos...

NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE

NÓS DE JOINVILLE : ACONTECE EM JOINVILLE: Programação da Semana da Árvore Itinerante (21 a 28/9) Semana da Árvore 2012 De 21 a 28 de setembro de 2012 De 24 a 28/9: Sema...

quarta-feira, setembro 12

quinta-feira, setembro 6

Botijão de gás vai ficar mais leve


http://odia.ig.com.br/portal/economia/botij%C3%A3o-de-g%C3%A1s-vai-ficar-mais-leve-1.485891

Botijão de gás vai ficar mais leve

Liquigás testa na casa de 12 mil consumidores vasilhame feito de fibra de vidro

Rio -  Cerca de 12 mil consumidores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre estão testando novas embalagens de botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) feitas de fibra de vidro termoplástico e polietileno de alta densidade, mais leves que as tradicionais embalagens de aço. O produto inédito no Brasil foi trazido ao País pela Liquigás Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Os testes começaram a ser feitos em fevereiro.
Novo botijão é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia | Foto: Divulgação
Novo botijão é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia | Foto: Divulgação
De acordo com o diretor de GLP envasado da Liquigás, Paolo Ditta, a nova embalagem, batizada pela empresa de LEV, é uma inovação no mercado brasileiro. Conforme o diretor, o novo botijão é sucesso nos mercados americano, europeu e asiático. Ele se destina, principalmente, ao consumidor residencial “e também a consumidores específicos, para os quais o peso, o material e as dimensões do vasilhame fazem diferença, como os usuários de trailers e embarcações”.
Segundo Ditta, o produto é sustentável já que a cobertura rígida é confeccionada com material reciclável. Os botijões LEV foram importados da empresa Amtrol Alfa, maior fabricante de botijões do mundo, que responde pelo desenvolvimento e fabricação do produto em Portugal.
A Liquigás informou ainda que, após a avaliação dos resultados dos testes, será elaborado um relatório sobre a viabilidade da comercialização e a instalação de uma fábrica para produção das embalagens de fibra de vidro no País. Os resultados dos testes serão encaminhados à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que regula o mercado de GLP quanto à armazenagem e distribuição. A certificação do novo botijão já foi concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Sindicato diz que modelo de aço é seguro

Presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello disse que os botijões de aço são seguros e estão no mercado brasileiro há 75 anos. Segundo ele, a grande vantagem é o que o equipamento é extremamente resistente e apresenta baixo custo de manutenção.
“O tempo médio de um botijão ultrapassa os 35 anos. Ele tem várias versões e é seguro”, afirmou Mello.
Conforme o presidente, existem em todo o País cerca de 110 milhões de botijões de 13 quilos — o mais usual nos lares brasileiros. “Creio que o botijão leve vai ocupar um nicho de mercado ainda há ser identificado. No mercado mundial esse equipamento ocupa de 2% a 7% do mercado”, disse.

Preços da gasolina e do botijão de gás não terão reajuste

Brasília -  O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a projeção de que não haverá reajuste nos preços da gasolina e do botijão de gás este ano.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet