terça-feira, agosto 7

Costa e Silva também tem coisas boas!


Professora da rede municipal está na relação dos Professores “Nota 10”
Joinville, 
07/08/2012 

A professora de matemática Valkiria Grun Karnopp, da rede municipal de ensino, está na relação dos 11 educadores considerados “Nota 10”, na 15ª edição do Prêmio Victor Civita. A informação foi divulgada na segunda-feira (6/8) e a premiação ocorre no dia 20 de outubro, em São Paulo. No ano passado a professora já havia sido considerada destaque na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), quando seus alunos conseguiram medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
O projeto “Joinville e a Matemática”, apresentado pela professora no concurso, foi desenvolvido com os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, no bairro Costa e Silva. Em sua justificativa sobre o projeto, a professora lembrou que há um consenso no que diz respeito ao ensino da matemática e que diz que ela precisa voltar-se para a promoção do conhecimento matemático e da habilidade em utilizá-lo. O que significa ir além das simples resoluções de questões matemáticas, muitas vezes sem significado para o aluno, e levá-lo a adquirir uma melhor compreensão, tanto da teoria matemática quanto da natureza do problema. “Por estes motivos pensei em mostrar que até a história de nossa cidade pode ser vista aos olhos da matemática”, argumenta.
Ela completa dizendo que Joinville é conhecida como a cidade das bicicletas, das flores e alimentada por uma cultura alemã com suas casas enxaimel. Requisitos que a professora achou suficientes para usar a matemática e conseguir alcançar meus objetivos com o aprendizado dos conteúdos do 8º ano do ensino fundamental como polígonos, área, soma dos ângulos internos e externos, círculo, circunferência e o número π.

Entre os objetivos listados pela professora no projeto premiado estão: conhecer a história de Joinville envolvendo as bicicletas, as casas enxaimel e as flores; diferenciar círculo de circunferência; identificar raio e diâmetro; conhecer o número π e sua aplicabilidade; reconhecer os polígonos e suas características; identificar ângulos internos e externos de um polígono; calcular área e perímetro; e trabalhar a dobradura com os conceitos estudados.

Para atingir os objetivos propostos, a professora utilizou como conteúdo o ensino de círculo, circunferência, raio e diâmetro, polígonos e suas propriedades, ângulos internos e externos do polígono, além de área e perímetro dos polígonos. A íntegra do projeto com o passo a passo da aplicação está disponível no site www.cidadedoslivros.com.

Conheça mais sobre a professora Nota 10
Valkiria Grun Karnopp é concursada da rede municipal de ensino há 24 anos. Graduada em Matemática pela Universidade da Região de Joinville e pós-graduada pela Faculdade de Amaro, em São Paulo. Atualmente está lotada na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, no Costa e Silva.

Sobre o Prêmio Educador Nota 10
O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita que tem a intenção de reconhecer e valorizar bons trabalhos realizados em escolas de todo o país, por professores, diretores e orientadores. Este ano o prêmio completou 15 anos de existência e teve mais 40 mil participantes. Um recorde na América Latina.
A experiência da Fundação com a educação com

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, sua opinião é muito importante para nós!
Abraços
Família Chugaboom CineTeatro
Programa
NÓS DE JOINVILLE
www.nosdejoinville.com.br